No Japão, existe um fenômeno social conhecido como jōhatsu, termo que significa “pessoas evaporadas”. Trata-se de indivíduos que escolhem desaparecer completamente de suas vidas, abandonando famílias, empregos e identidades para recomeçar em anonimato. Muitas vezes, essas fugas são motivadas por dívidas, divórcios, violência doméstica ou o peso das expectativas sociais, que em uma cultura tão exigente podem gerar vergonha e estresse insuportáveis. Para auxiliar nesse processo, existem empresas chamadas yonige-ya, ou “agências de fuga noturna”, que organizam mudanças secretas, transporte de pertences e até orientam na alteração de documentos pessoais. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas desapareçam dessa forma todos os anos, criando uma espécie de vida paralela silenciosa.
O fenômeno chamou atenção internacional com o documentário Johatsu: Into Thin Air, que explora as histórias dessas pessoas e as consequências emocionais para suas famílias.
Apesar de parecer extremo, o jōhatsu revela como alguns indivíduos encontram na evasão uma maneira de escapar de pressões insuportáveis e buscar um novo começo, longe do olhar da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!