A investigação sobre uma organização criminosa especializada no tráfic0 de pessoas para exploração sexual no exterior mostra que as vítimas, antes de deixarem o Brasil, deveriam fazer um ensaio sensual que seria usado em anúncios online.
Segundo os investigadores, o “book” sensual era inclusive cobrado das mulheres, que chegavam no país de destino já com dívidas a serem quitadas com os criminosos. O esquema é investigado na operação Cassandra, deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) em 3 de setembro, juntamente com a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que conduziu prisões no país europeu ao deflagrar simultaneamente a a Operation Rhyolite, voltada a apurar crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso naquele país.
Como mostrou a coluna Fabio Serapião, o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro e uma das principais empresas usadas para esse fim era uma agência de viagem, por meio da qual os criminosos também emitem passagens, as quais também eram cobradas das vítimas.
O foco da organização criminosa era enviar mulheres para o exterior para exploração sexual, algo já sabido de antemão pelas vítimas. No entanto, elas iam sem consentir com as condições precárias de trabalhos às quais elas eram submetidas.
Segundo a investigação, suas jornadas eram exaustivas, com a realização de diversos programas em um curto espaço de tempo, com horários subsequentes, que às vezes somavam 10 em uma só noite. A organização criminosa atuava desde 2017 no tráfic0 internacional de pessoas, exploração s3xual, além de lavagem de dinheiro e crimes tributários e contra o sistema financeiro.
No MPF, a investigação é conduzida pela Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC), em parceria com o Grupo Nacional de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Nacional) e o Grupo de Apoio (GA) Criptoativos da Câmara Criminal (2CCR).
➡️ A reportagem completa está na coluna de @srserapiao. Basta acessar metropoles.com.
📸 Reprodução/Foto ilustrativa

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!