quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Câmara dos Deputados exige autorização judicial para crianças serem influencers

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (15/10), um projeto de lei que exige autorização judicial para crianças e adolescentes atuarem como influenciadores digitais. O texto segue agora para o Senado.

De acordo com o projeto, um juiz deverá avaliar se concede a autorização a partir de uma série de fatores, como a “prévia concordância da criança ou do adolescente”.

A proposta prevê que, ao conceder a autorização, o juiz deve estabelecer condições específicas para a participação de crianças e adolescentes em atividades digitais. Entre as medidas estão:

Definir limites de tempo diário ou semanal, garantindo compatibilidade com a escola, lazer e convívio familiar;

Depositar integralmente as receitas em conta bancária em nome da criança ou adolescente, sob controle judicial, com movimentação autorizada pelo juiz e limitada a despesas de subsistência, educação ou saúde;

Exigir prestação de contas periódicas pelos responsáveis sobre a administração desses valores.

O texto também determina que pais e adolescentes a partir de 16 anos têm o direito de exigir que plataformas e serviços digitais apaguem dados, imagens e vídeos deles das redes, mesmo que “não haja dano comprovado”.

➡️ Para ler a matéria completa, você pode acessar os Stories do @metropoles ou conferir diretamente no metropoles.com

📸 Godong/ Universal Images Group via Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!