PUBLICAÇÃO | O presidente Lula publicou nesta semana um artigo em jornais de diferentes países, no qual defende que a fome não é uma tragédia inevitável, mas uma consequência direta de escolhas políticas e econômicas que perpetuam a desigualdade.
No texto, intitulado “A existência da fome é uma escolha política”, Lula faz um apelo por uma nova governança global e pela tributação dos super-ricos como caminhos para enfrentar o problema que afeta 673 milhões de pessoas no mundo.
Lula destacou que, no ano passado, as nações mais ricas ajudaram a impulsionar o maior aumento em gastos militares desde o fim da Guerra Fria, que chegaram a US$ 2,7 trilhões, mas não tiraram do papel o compromisso que elas mesmas assumiram: investir 0,7% do PIB em ações concretas para a promoção do desenvolvimento nos países mais pobres.
O presidente propõe a criação de fluxos de investimento voltados ao desenvolvimento sustentável e aponta a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada sob a presidência brasileira do G20 em 2024, como exemplo de cooperação concreta. A iniciativa já reúne 200 membros, entre países, fundações e organizações internacionais.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto de fundo: Reprodução/X/LulaOficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!