sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Mais da metade dos brasileiros evita usar o celular enquanto caminha na rua por medo de assaltos, segundo pesquisa da Datafolha

 Mais da metade dos brasileiros evita usar o celular enquanto caminha na rua por medo de assaltos, segundo pesquisa da Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16). O levantamento, feito com 1.743 pessoas, mostra que 60% da população prefere manter o aparelho guardado quando está fora de casa. O temor é mais comum entre mulheres (68%), idosos com 60 anos ou mais (68%) e pessoas com ensino superior (67%). 

Entre os jovens de 16 a 24 anos, o índice é menor (57%). A renda também influencia: 63% dos que ganham até dois salários mínimos evitam usar o celular nas ruas, contra 53% entre os que recebem de cinco a 10 salários mínimos. O medo de ser assaltado também varia conforme o local onde se vive. Em capitais, 69% dos entrevistados disseram evitar o uso do celular nas ruas, número que cai para 56% no interior. Em cidades com mais de 500 mil habitantes, a taxa é de 68%, e em municípios com menos de 50 mil, apenas 50%. 

Em 2024, mais de 900 mil celulares foram furtados ou roubados no país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo lidera os casos, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!