sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Prêmio Nobel da Paz de 2025 vai para María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela

 


O Prêmio Nobel da Paz de 2025 vai para María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela. Nesta sexta-feira (10/10), o Comitê Norueguês do Nobel anunciou que Corina Machado recebe o prêmio Nobel da Paz “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

“Como líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, diz o comitê.

Ainda segundo o comunicado, Corina Machado tem sido figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes estava profundamente dividida – oposição que encontrou ponto comum na demanda por eleições livres e governo representativo.

“É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo que discordemos. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto comum”, diz a instituição do Nobel.

O comitê ressalta que o regime autoritário da Venezuela, comandado com punho de ferro por Nicolás Maduro, torna o trabalho político extremamente difícil. “Como fundadora da Súmate, uma organização dedicada ao desenvolvimento democrático, a sra. Machado defendeu eleições livres e justas há mais de 20 anos. Como ela mesma disse: ‘Foi uma escolha entre votos e balas’”.

“Em cargos políticos e em seu serviço a organizações desde então, a sra. Machado tem defendido a independência judicial, os direitos humanos e a representação popular. Ela passou anos trabalhando pela liberdade do povo venezuelano”, reforça o comitê.

“María Corina Machado atende aos três critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a seleção de um laureado com o Prêmio da Paz. Ela uniu a oposição de seu país. Ela nunca vacilou em resistir à militarização da sociedade venezuelana. Ela tem sido firme em seu apoio a uma transição pacífica para a democracia”, destaca o comunicado.

➡️ Leia mais em metropoles.com

📸 Jesus Vargas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!