sexta-feira, 7 de novembro de 2025

DIA DO RADIALISTA: ENTENDA POR QUE A DATA GERA CONFUSÃO ATÉ HOJE

A celebração do Dia do Radialista no Brasil costuma gerar dúvidas, já que duas datas diferentes são lembradas pela categoria. Tradicionalmente, o dia 21 de setembro foi, por muitos anos, considerado a data oficial, e ainda hoje é adotado por entidades como o Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul.


A origem dessa comemoração remonta a 1943, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Na época, um decreto fixou o piso salarial da categoria, marco importante para a valorização profissional. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, uma das mais influentes do país, teria sido a pioneira nas comemorações da data ainda na década de 1940.

Contudo, em 2006, a legislação mudou. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.327, que oficializou o dia 7 de novembro como o novo Dia do Radialista, em homenagem ao músico e comunicador Ary Barroso, um dos nomes mais emblemáticos do rádio brasileiro.

Mesmo com a oficialização, muitas entidades e profissionais continuam celebrando as duas datas. Em diversos estados, a categoria mantém viva a tradição de reconhecer tanto o 21 de setembro quanto o 7 de novembro como momentos de valorização do trabalho do radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!